É estar junto e separado,
cumprindo papéis e funções.
É ter esperança de companhia
e direcionar suas crias ao mundo.
domingo, dezembro 18, 2011
quarta-feira, dezembro 14, 2011
LRM
Ao estar sozinho, a gente sabe
Que teve companhia, um dia.
Soube da sua partida, do seu falecimento,
No monitor frio do computador,
Sem dizer adeus, segurando o choro,
Tentando levar o cotidiano.
Dividimos poemas, artigos, reportagens, sentimentos,
Puro afeto,
Hoje vejo o mundo pela janela do carro, desligo a música,
Vejo a canção do silêncio, a tua presença e ausência.
Hoje eu tentei ouvir música, e nenhuma se encaixou,
A única melodia era a da sua vida, na memória.
Que teve companhia, um dia.
Soube da sua partida, do seu falecimento,
No monitor frio do computador,
Sem dizer adeus, segurando o choro,
Tentando levar o cotidiano.
Dividimos poemas, artigos, reportagens, sentimentos,
Puro afeto,
Hoje vejo o mundo pela janela do carro, desligo a música,
Vejo a canção do silêncio, a tua presença e ausência.
Hoje eu tentei ouvir música, e nenhuma se encaixou,
A única melodia era a da sua vida, na memória.
segunda-feira, dezembro 12, 2011
Conhecimento
Devo dormir,
Devo relaxar,
Devo anestesiar
O monstro que não adormece,
A criatura que me cansa, me
Alcança, no limite da energia.
O conhecimento
Que não fecha o olho,
Cimento e remendo.
Devo relaxar,
Devo anestesiar
O monstro que não adormece,
A criatura que me cansa, me
Alcança, no limite da energia.
O conhecimento
Que não fecha o olho,
Cimento e remendo.
Viagem ao campo
Com flores, silêncio,
odores, meu corpo,
seu corpo e um copo
de oxigênio, nem um pouco
verdadeiro.
Diante da cidade que
abandonamos.
odores, meu corpo,
seu corpo e um copo
de oxigênio, nem um pouco
verdadeiro.
Diante da cidade que
abandonamos.
terça-feira, dezembro 06, 2011
segunda-feira, dezembro 05, 2011
Acampa-se protestos
No vale do Anhangabaú, na Paulista,
nas causas perdidas, nas causas justas,
na falta do verde, no excesso
do humano.
Só não acampa no meu eu individual
e nada muda,
vivemos em feudos.
nas causas perdidas, nas causas justas,
na falta do verde, no excesso
do humano.
Só não acampa no meu eu individual
e nada muda,
vivemos em feudos.
Não-escritor
Vive na frente da tela, computador,
não segura mais uma pena, nem caneta,
nem lápis de colorir, é automático,
automatizado.
É um robô solitário
e com alma.
não segura mais uma pena, nem caneta,
nem lápis de colorir, é automático,
automatizado.
É um robô solitário
e com alma.
domingo, dezembro 04, 2011
Fracasso
É um átomo do
penhasco, do mundo
transviado, travestido
de remorso, de orgulho ferido
e do desejo perseguido.
É um átomo do
sucesso.
penhasco, do mundo
transviado, travestido
de remorso, de orgulho ferido
e do desejo perseguido.
É um átomo do
sucesso.
Poesia mobile
Nasce no teclado touch
e morre nessa solidão, rouco
pela velocidade, cego pela
ausência do pensar.
Sempre ao alcance das mãos.
e morre nessa solidão, rouco
pela velocidade, cego pela
ausência do pensar.
Sempre ao alcance das mãos.
domingo, novembro 20, 2011
Berlusconi saiu do poder
da Itália, aos gritos de
"Máfia, máfia, máfia".
Um burocrata europeu saiu
De seu trono de ouro,
De grana desviada
De uma Europa endividada,
Embasbacada.
"Máfia, máfia, máfia".
Um burocrata europeu saiu
De seu trono de ouro,
De grana desviada
De uma Europa endividada,
Embasbacada.
quarta-feira, outubro 12, 2011
Culpa de nada serve
Culpa serve apenas como desculpa
Para sofrer enquanto se é responsável
Pelo ato cometido, (falta de) atitude.
Para sofrer enquanto se é responsável
Pelo ato cometido, (falta de) atitude.
Amor-Aborto
Ninguém sabe, ninguém viu,
Ninguém viu nascer, é sentimento proibido,
É impulso emocional,
Na verdade e em verdade é sentimento canibal,
Que devora a isso, que passa, que renova
E volta ao sentimento morto de antes.
Ninguém viu nascer, é sentimento proibido,
É impulso emocional,
Na verdade e em verdade é sentimento canibal,
Que devora a isso, que passa, que renova
E volta ao sentimento morto de antes.
segunda-feira, setembro 19, 2011
O Mar dos Afogados
Eu tô me afogando
Em conto de fada
Eu meto murro
Em ponta de faca
Sonhos e pesadelos
Andam aos pares
Tenho dor nos meus cabelos
Eu vomito na tigela
Eu respeito
Seus peitos
A despeito dos seus defeitos
Nada é perfeito,
Portanto não me censure com uma moral vã.
Em conto de fada
Eu meto murro
Em ponta de faca
Sonhos e pesadelos
Andam aos pares
Tenho dor nos meus cabelos
Eu vomito na tigela
Eu respeito
Seus peitos
A despeito dos seus defeitos
Nada é perfeito,
Portanto não me censure com uma moral vã.
terça-feira, setembro 06, 2011
Kant me diz que criatividade estética é arte
E que há poetas, quase filósofos, que mudam os paradigmas com suas sensações,
Que mudam a história da arte com um garrancho, com palavras vindas do barranco,
Com inspirações que fluem como solavancos.
Que mudam a história da arte com um garrancho, com palavras vindas do barranco,
Com inspirações que fluem como solavancos.
Poesia foge
Abandona, desampara, escapa,
É fonte, poesia foge,
É rarefeita, dissipa,
Intoxica, atarracha,
Envolve, solta, prende,
Não pode ser dimensionada,
Não pode ser formato,
É ato, e não é.
É fonte, poesia foge,
É rarefeita, dissipa,
Intoxica, atarracha,
Envolve, solta, prende,
Não pode ser dimensionada,
Não pode ser formato,
É ato, e não é.
quarta-feira, agosto 31, 2011
Você é o que você não lê
Você é o que você lê,
Um artigo de jornal, um romance babaca,
Uma ficção desconstruída, um bilhete de namorada,
Uma matéria de colégio chata, um livro obrigatório,
Um livro das férias, uma capa bonita que você quis colocar na estante.
E você é o que você não lê,
Os autores que você cita por cima,
O texto que deu preguiça,
A leitura que parou no sono,
A vida não vivida.
Um artigo de jornal, um romance babaca,
Uma ficção desconstruída, um bilhete de namorada,
Uma matéria de colégio chata, um livro obrigatório,
Um livro das férias, uma capa bonita que você quis colocar na estante.
E você é o que você não lê,
Os autores que você cita por cima,
O texto que deu preguiça,
A leitura que parou no sono,
A vida não vivida.
domingo, junho 12, 2011
Sentimento autêntico, data comercial
Pessoas gastam dinheiro, dão presentes caros, movimentam o capitalismo,
Prefiro mover minhas mãos, sentir tua companhia e todas as coisas
Sem custo real no sistema.
Deitar no colo, descansar o corpo, compartilhar conhecimentos,
Repartir o que se guarda. De vez em quanto,
Gastar um capital em presentes pequenos
E significativos.
Prefiro mover minhas mãos, sentir tua companhia e todas as coisas
Sem custo real no sistema.
Deitar no colo, descansar o corpo, compartilhar conhecimentos,
Repartir o que se guarda. De vez em quanto,
Gastar um capital em presentes pequenos
E significativos.
Aquecer
Eu ando com meu casaco grande
E sinto pouco frio, tem espaço para você se aquecer dentro dele,
São Paulo é gélida, você é pequena, o mundo é muito grande,
As pessoas são isoladas, o envolvimento é na base do calor,
Meu casaco grande nem aquece tanto, preciso do teu contato,
Preciso sentir tato, afago, amor abstrato
E substrato de fogo.
Dedicado à Priscila Jordão.
E sinto pouco frio, tem espaço para você se aquecer dentro dele,
São Paulo é gélida, você é pequena, o mundo é muito grande,
As pessoas são isoladas, o envolvimento é na base do calor,
Meu casaco grande nem aquece tanto, preciso do teu contato,
Preciso sentir tato, afago, amor abstrato
E substrato de fogo.
Dedicado à Priscila Jordão.
domingo, junho 05, 2011
Bin Laden morreu
Bush saiu do governo, Obama falou nos microfones,
Eu nunca conheci o inimigo do ocidente, só há sorrisos,
Dentes, sucessos, pouca transparência com o público,
Um cadáver, uma catástofre justificada no assassinato,
Todos sujos de sangue, um crime, um genocídio,
O suicídio da humanidade.
Eu nunca conheci o inimigo do ocidente, só há sorrisos,
Dentes, sucessos, pouca transparência com o público,
Um cadáver, uma catástofre justificada no assassinato,
Todos sujos de sangue, um crime, um genocídio,
O suicídio da humanidade.
Terrorismo, uma capacidade
Basta causar uma discussão, desapontar um expectativa,
Frustrar um pensamento, castrar uma produtividade,
Enlouquecer com palavras simples, retardar toda
Uma complexidade, sem bombas para detonar,
Sem nenhum ideal suicida.
Frustrar um pensamento, castrar uma produtividade,
Enlouquecer com palavras simples, retardar toda
Uma complexidade, sem bombas para detonar,
Sem nenhum ideal suicida.
quarta-feira, maio 25, 2011
Sem Pretensão
Este poema, meus amigos
Não tem pretensão nenhuma.
Adoro contradições. (hahahaha)
Este poema não te fará ver estrelas
Não te seduzirá com palavras.
Não traduzirá os sintomas de sua alma inquieta
cheia de problemas
Este poema está aqui apenas por capricho
Um mero jogar de palavras
Doce caracol verbalizado
Sem pretensão nem aprumo
Te deixa sem rumo.
Não tem pretensão nenhuma.
Adoro contradições. (hahahaha)
Este poema não te fará ver estrelas
Não te seduzirá com palavras.
Não traduzirá os sintomas de sua alma inquieta
cheia de problemas
Este poema está aqui apenas por capricho
Um mero jogar de palavras
Doce caracol verbalizado
Sem pretensão nem aprumo
Te deixa sem rumo.
domingo, maio 01, 2011
Zapping nas notícias
Seus lides prendem no cérebro,
Sua compreensão falha,
Sua cabeça espalha,
As chamadas ecoam
E a inteligência vaza.
Sua compreensão falha,
Sua cabeça espalha,
As chamadas ecoam
E a inteligência vaza.
domingo, abril 17, 2011
A dificuldade de passar uma ideia numa poesia
Reside na falta de percepção sobre:
1) O peso das palavras;
2) O meu desejo de escrever começo, meio e fim.
Não estar afim é uma falha de opção. Opção poética.
Dormir em um sofá pequeno
Espremer as pernas, encontrar uma posição que não cause lesão na coluna,
Vira de lado, vira de bruços, tenta não ficar com a barriga para cima,
Debruça no braço, ronca com o peso, prega os olhos,
Debruça no braço, ronca com o peso, prega os olhos,
Levanta com dores nas pernas e nos pés,
Alonga, remexe, improvisa.
sábado, abril 16, 2011
Queixumes
Estava aqui eu morto de pêsames
no desalento de meus queixumes
Quão desajeitado fui, ah, pressuposto louco
com os frascos de perfumes
Sugestão de lágrimas, enquanto decifrava
símbolos estranhos que não nos deixam sóbrios
as gotas que escorrem caem das pálpebras erradas
Sob mágica quente, com a plenitude em mente
Afogo-me nos cardumes das pérolas douradas
e este véu com que me visto,
ao apagar meu lume
é negro, atro como betume
não deixa visível nem sombra de risada
e sob este espectral manto levanto
às duas da madrugada
cálido e frio, a lamentar como alma penada.
no desalento de meus queixumes
Quão desajeitado fui, ah, pressuposto louco
com os frascos de perfumes
Sugestão de lágrimas, enquanto decifrava
símbolos estranhos que não nos deixam sóbrios
as gotas que escorrem caem das pálpebras erradas
Sob mágica quente, com a plenitude em mente
Afogo-me nos cardumes das pérolas douradas
e este véu com que me visto,
ao apagar meu lume
é negro, atro como betume
não deixa visível nem sombra de risada
e sob este espectral manto levanto
às duas da madrugada
cálido e frio, a lamentar como alma penada.
quinta-feira, abril 14, 2011
Kurt Cobain se matou em abril
No mesmo mês de uma tragédia com crianças no Rio de Janeiro
E outro assassino suicida, e o amor pela morte, e os sentimentos
Estranhos que não se curam
Colocando culpa em arma,
Em sociedade
Ou em karma.
E outro assassino suicida, e o amor pela morte, e os sentimentos
Estranhos que não se curam
Colocando culpa em arma,
Em sociedade
Ou em karma.
Virada Paulista
É a Virada Cultural em São Paulo,
Um evento paulistano nas ruas do centro,
Entre mendigos e jovens, muvucas e músicas,
Barulhos e bebidas, sem sobriedade
Se viram os corpos na madrugada.
Um evento paulistano nas ruas do centro,
Entre mendigos e jovens, muvucas e músicas,
Barulhos e bebidas, sem sobriedade
Se viram os corpos na madrugada.
Sistema operacional open source
É o patinho feio dos software,
O programa adequado, mas mal-visto,
Mal vestido por sua propaganda ineficaz
E soterrado pelo marketing concorrente.
O programa adequado, mas mal-visto,
Mal vestido por sua propaganda ineficaz
E soterrado pelo marketing concorrente.
terça-feira, abril 05, 2011
sexta-feira, março 18, 2011
Conceitos
Duas meninas, uma de frente para a outra,
Duas de cabelos longos, uma tingida de ruivo,
A outra morena pura, mesma altura, rostos simétricos,
Colados, trocando selinhos, na estação Sé
De metrô, os apegos se aqueceram
E viraram beijos, e os rostos horrorizados,
Mas discretos, se avolumaram ao redor.
"Gosto muito de você" - beijo -
"Gosto muito de você" - beijo -
"Não vou parar de gostar de você - beijo,
Beijo - "Você teve um dia tenso, não teve?" -
Beijo - "Meu mundo anda fora do eixo".
O trem chega na estação, as pessoas de São Paulo se empurram
Beijo - "Meu mundo anda fora do eixo".
O trem chega na estação, as pessoas de São Paulo se empurram
E o casal de meninas é separado - não sem antes mais um beijo -
E um homem com uma Bíblia na mão resmunga para a esposa:
"Feh, beijos, assim, ao ar livre. Tsc tsc".
A mulher concorda com o marido,
E um homem com uma Bíblia na mão resmunga para a esposa:
"Feh, beijos, assim, ao ar livre. Tsc tsc".
A mulher concorda com o marido,
A sociedade julga a menina e seu beijo
Autêntico, o homem vai embora,
A esposa libera a cadeira para uma criança
Portadora de Down, sem mal algum.
Baseado no meu ouvido bisbilhoteiro e sem MP3 pra distrair.
Baseado no meu ouvido bisbilhoteiro e sem MP3 pra distrair.
quarta-feira, março 16, 2011
Samurai ferido
Japão sob escombros
Do terremoto, coberto
Sob ondas do tsunami,
Céu anil, dia tranquilo
Em uma São Paulo hostil.
Em luto pelos desastres naturais no Japão, dia 11 de março de 2011.
Do terremoto, coberto
Sob ondas do tsunami,
Céu anil, dia tranquilo
Em uma São Paulo hostil.
Em luto pelos desastres naturais no Japão, dia 11 de março de 2011.
domingo, fevereiro 27, 2011
Caiu a árvore
E desabaram os cabos
Do poste, cacos
De vidro do lustre,
Ficamos sem luz, no escuro,
Ficamos sem água, imundos.
Em homenagem às chuvas fortes de fevereiro de 2011 em São Paulo, na Zona Norte.
terça-feira, fevereiro 22, 2011
Nas Cinzas de Pompéia
Nas Cinzas de Pompéia
Soterrado por pedra-pomes
Nos labirintos da lava
Está engastado, de certa forma;
um passado vivo
O lupanar calcificado
de vívidas posições eróticas
demonstram a pureza
do quotidianum
Nas Cinzas de Pompéia
Eu vi o Templo de Vênus
A Afrodite dos Romanos
de beleza imortal
Hoje podemos contemplar
a bela Pompéia
E caminhar por entre os mortos
No jardim de fugitivos
E suas posições, talvez um pouco obscenas
Como se acometidos de vergonha
Debaixo das Cinzas de Pompéia.
Soterrado por pedra-pomes
Nos labirintos da lava
Está engastado, de certa forma;
um passado vivo
O lupanar calcificado
de vívidas posições eróticas
demonstram a pureza
do quotidianum
Nas Cinzas de Pompéia
Eu vi o Templo de Vênus
A Afrodite dos Romanos
de beleza imortal
Hoje podemos contemplar
a bela Pompéia
E caminhar por entre os mortos
No jardim de fugitivos
E suas posições, talvez um pouco obscenas
Como se acometidos de vergonha
Debaixo das Cinzas de Pompéia.
sábado, fevereiro 12, 2011
Moça feliz da ponte orca
É baixinha, um pouco rechonchuda, sorriso de aparelho,
Indica aos passageiros o local da fila, mantém a felicidade
Mesmo no sol de trinta e cinco graus, mesmo com a fila de cento e
Quarenta e quatro pessoa, permanece feliz mesmo trabalhando
Embaixo da ponte.
Baixinha, rechonchuda, funcionária feliz.
Indica aos passageiros o local da fila, mantém a felicidade
Mesmo no sol de trinta e cinco graus, mesmo com a fila de cento e
Quarenta e quatro pessoa, permanece feliz mesmo trabalhando
Embaixo da ponte.
Baixinha, rechonchuda, funcionária feliz.
Comercial excessivo
Repete à exaustão seus slogans e frases-chave para produtos randômicos
Na televisão à cabo, que você paga para se livrar dos comerciais convencionais
E comprar os repetitivos.
Na televisão à cabo, que você paga para se livrar dos comerciais convencionais
E comprar os repetitivos.
domingo, fevereiro 06, 2011
Redação inexistente
Reuniões de pauta no Google Docs,
Não vejo o rosto dos editores, compro drops,
Chupo bala de menta, fico sentado com a bunda
Gorda, a digitar.
Não vejo o rosto dos editores, compro drops,
Chupo bala de menta, fico sentado com a bunda
Gorda, a digitar.
sábado, fevereiro 05, 2011
terça-feira, fevereiro 01, 2011
Poesia é um rascunho
De pintura renascentista,
É um rabiscar de anatomia simetricamente
Imperfeita,
É uma rasura rarefeita.
Poesia é uma arte extinta
Mas viva nas entrelinhas,
Viva no vazio artístico,
Viva no espaço e no vácuo
Do querer representar e no objeto,
Fluída entre a semiótica e a ontologia.
sexta-feira, janeiro 14, 2011
Leia poesia
Leia poesia
Você talvez irá descobrir que...
a poesia não fala só de obras,
de espaço cotidiano
da vida que cruza a rua.
- A poesia é mutante.
- ardilosa, indefinível.
- prosaica, indecifrável.
- maleável serenata.
a poesia é do ego,
que procura um abraço
sem precisar arrancar um braço.
a poesia tem estrofes
versos e compassos
ritmo sem embaraço.
a professora nos disse que pode ser heróica, decassílaba ou alexandrina -
tanto faz.
a mim importa o que a atualidade me diz
e que os versos livres dão mais espaço do que uma estrutura iâmbica.
- a poesia pode ser comparada a metáfora-
- sem a metáfora,
- é como um rei sem bispos --
- torres, peões e cavalos-
- sobra somente a Dama pra falar do amor--
ela muitas vezes fala de amor - e canta a dor,-
das moças de fino trato - passa as sendas proibidas--
de aconchego e calor - finta com desejos frágeis-
também trata a poesia - orgulha-se. mesmo desapontada--
a poesia , . , . @!5?:%
é vírgula traço pontuação reticências...
pode conter aliteração vulgarização repetenciação neologismação
até mesmo metalinguagens e compassos absurdos e erros "esdrúchulos"
e todas as hipérboles da elíptica portuguesa
a mãe gramática que ensinou Camões a navegar os Lusíadas
.a poesia já esteve presente
...com Adão e Eva
.....desde a gênese quando Deus
..........disse "fiat lux"
A poesia sempre fala do poeta
Por que nas poucas linhas que a compõem
Quem diz "Faça se a Luz!"
É o poeta.
~~~~a poesia diz tanto quanto mímica
porque os traços leves~~~~
~~~~são os mesmos dos braços que se elevam
ao gesticular emoções~~~~
- a poesia dá margem
para o mais rude dito
ser bela passagem
- você pode lê-la
- do jeito que quiser
- ninguém dá ordens ao leitor.
Ass: Rotiel Repus O.
Você talvez irá descobrir que...
a poesia não fala só de obras,
de espaço cotidiano
da vida que cruza a rua.
- A poesia é mutante.
- ardilosa, indefinível.
- prosaica, indecifrável.
- maleável serenata.
a poesia é do ego,
que procura um abraço
sem precisar arrancar um braço.
a poesia tem estrofes
versos e compassos
ritmo sem embaraço.
a professora nos disse que pode ser heróica, decassílaba ou alexandrina -
tanto faz.
a mim importa o que a atualidade me diz
e que os versos livres dão mais espaço do que uma estrutura iâmbica.
- a poesia pode ser comparada a metáfora-
- sem a metáfora,
- é como um rei sem bispos --
- torres, peões e cavalos-
- sobra somente a Dama pra falar do amor--
ela muitas vezes fala de amor - e canta a dor,-
das moças de fino trato - passa as sendas proibidas--
de aconchego e calor - finta com desejos frágeis-
também trata a poesia - orgulha-se. mesmo desapontada--
a poesia , . , . @!5?:%
é vírgula traço pontuação reticências...
pode conter aliteração vulgarização repetenciação neologismação
até mesmo metalinguagens e compassos absurdos e erros "esdrúchulos"
e todas as hipérboles da elíptica portuguesa
a mãe gramática que ensinou Camões a navegar os Lusíadas
.a poesia já esteve presente
...com Adão e Eva
.....desde a gênese quando Deus
..........disse "fiat lux"
A poesia sempre fala do poeta
Por que nas poucas linhas que a compõem
Quem diz "Faça se a Luz!"
É o poeta.
~~~~a poesia diz tanto quanto mímica
porque os traços leves~~~~
~~~~são os mesmos dos braços que se elevam
ao gesticular emoções~~~~
- a poesia dá margem
para o mais rude dito
ser bela passagem
- você pode lê-la
- do jeito que quiser
- ninguém dá ordens ao leitor.
Ass: Rotiel Repus O.
terça-feira, janeiro 11, 2011
Auto-ajuda é uma mentira
Porque você precisa ficar bem pelo bem ser a única coisa que você possui
Em um mundo infestado pelo absurdo, corroído pela verdade,
Saturado de poucas razões.
sábado, janeiro 08, 2011
Prédio da editora Abril
Um cilindro de vidros, com jardins nos arredores, uma marginal (Pinheiros) fedida,
Trânsito de carros esporádicos, uns narizes empinados, uns sorrisos inesperados,
Um lugar bonito, um lugar grande, um lugar pequeno pra tanta gente,
Um prédio ereto, um labirinto de concreto, frio no miolo,
Abafado fora pelo sol do aquecimento, estorvo.
Trânsito de carros esporádicos, uns narizes empinados, uns sorrisos inesperados,
Um lugar bonito, um lugar grande, um lugar pequeno pra tanta gente,
Um prédio ereto, um labirinto de concreto, frio no miolo,
Abafado fora pelo sol do aquecimento, estorvo.
Almoço de trabalho
Chego, abro o computador,
Trabalho, olho no relógio,
11h, está perto do almoço,
A rua está um alvoroço,
O texto empacou, chamei os amigos pra comer,
Engasguei com um caroço, comi chocolate saboroso,
Voltei ao computador, olho no relógio, 14h,
As horas parecem que não passam - até o almoço,
É um tempo estranho, penoso e leve, trabalho,
Saio, Chego, abro o computador,
Trabalho, olho no relógio, 11h,
Ou seriam 14h? Empaco no texto,
Chamo pro almoço, engasgo com caroço,
Voltei ao computador, olho no relógio, 14h,
Ou seriam 11h?
Trabalho, olho no relógio,
11h, está perto do almoço,
A rua está um alvoroço,
O texto empacou, chamei os amigos pra comer,
Engasguei com um caroço, comi chocolate saboroso,
Voltei ao computador, olho no relógio, 14h,
As horas parecem que não passam - até o almoço,
É um tempo estranho, penoso e leve, trabalho,
Saio, Chego, abro o computador,
Trabalho, olho no relógio, 11h,
Ou seriam 14h? Empaco no texto,
Chamo pro almoço, engasgo com caroço,
Voltei ao computador, olho no relógio, 14h,
Ou seriam 11h?
Textos não óbvios
Como tiro de pistola
Acidental, bomba caseira
Que corrói os arredores,
Como sorte de roleta de cassino,
Como sorte de roleta russa
Com revólver no meio da fuça.
Acidental, bomba caseira
Que corrói os arredores,
Como sorte de roleta de cassino,
Como sorte de roleta russa
Com revólver no meio da fuça.
Textos óbvios
Barco de papel
Na banheira do meu banheiro,
Castelo no canteiro de areia,
Torre de cartas, trilha de dominó,
Estruturas frágeis.
E essenciais.
Na banheira do meu banheiro,
Castelo no canteiro de areia,
Torre de cartas, trilha de dominó,
Estruturas frágeis.
E essenciais.
Sinto uma culpa
Da conversa não ocorrida,
Mas sinto que tentei,
Então se trata de uma corrida
Desonesta.
Mas sinto que tentei,
Então se trata de uma corrida
Desonesta.
O passado
O passado não existe,
O passado existe no passado,
O passado existe no futuro,
E no presente,
Mas o passado não existe, é abstrato,
É fuga, é encontro, é volta
Até o rabo do cachorro.
O passado existe no passado,
O passado existe no futuro,
E no presente,
Mas o passado não existe, é abstrato,
É fuga, é encontro, é volta
Até o rabo do cachorro.
Gullar diz
"Fazer uma poesia em que a linguagem nascesse com o poema",
Mas me sinto incapaz de criar algo do que fiz
Do nada, que refiz.
Mas me sinto incapaz de criar algo do que fiz
Do nada, que refiz.
O pedinte com guitarra
... elétrica mostra seus dotes no cruzamento
Da Rua Augusta com a Avenida Paulista,
Na frente do Shopping Center Três,
Toca com aplificador na cintura, carregado
Com pilhas de dois As, cabelos crespos
Presos, sem feições apelativas, sem parar.
Usava uma guitarra branca,
Marca Tagima, ofuscada
Por poucas manchas e sujeira.
Da Rua Augusta com a Avenida Paulista,
Na frente do Shopping Center Três,
Toca com aplificador na cintura, carregado
Com pilhas de dois As, cabelos crespos
Presos, sem feições apelativas, sem parar.
Usava uma guitarra branca,
Marca Tagima, ofuscada
Por poucas manchas e sujeira.
Poema não é só sujo
É imundo, é rastejante,
Gerninal, parasita brutal
De toda e qualquer elaboração
Mais bem posicionada.
O poema é o micróbio da mente,
A traça da ideia,
O fiapo latente.
Gerninal, parasita brutal
De toda e qualquer elaboração
Mais bem posicionada.
O poema é o micróbio da mente,
A traça da ideia,
O fiapo latente.
Estação Paraíso
É um inferno de engarrafamento
Urbano em qualquer horário,
Em qualquer variável,
Para qualquer homem
Que tente mudar
Do azul ao verde
Do verde ao azul,
Das linhas do metrô
Em rede.
Urbano em qualquer horário,
Em qualquer variável,
Para qualquer homem
Que tente mudar
Do azul ao verde
Do verde ao azul,
Das linhas do metrô
Em rede.
Reclamar no boteco
Da política, do futebol, da falta de dinheiro, da falta de amor, da falta do amante,
Do copo vazio, do vazio existencial, da essência do fundo da cerveja,
Do gosto distante da cereja, da tecnologia distante, do barulho da tevê,
Da falta de assunto, da falta de presunto, no assunto que presumo.
Do copo vazio, do vazio existencial, da essência do fundo da cerveja,
Do gosto distante da cereja, da tecnologia distante, do barulho da tevê,
Da falta de assunto, da falta de presunto, no assunto que presumo.
Ponte orca
Uma lotação detestada
Por habitantes de São Paulo
Que nunca andaram nessa forma de veículo,
Nesse remendo entre o metrô Vila Mariana
E o trem da Cidade Universitária.
É um veículo organizado, embaralhado
Pelo tráfego intenso de carros,
Sempre com uma janela arborizante,
Aberta com força, no fundo.
Por habitantes de São Paulo
Que nunca andaram nessa forma de veículo,
Nesse remendo entre o metrô Vila Mariana
E o trem da Cidade Universitária.
É um veículo organizado, embaralhado
Pelo tráfego intenso de carros,
Sempre com uma janela arborizante,
Aberta com força, no fundo.
sexta-feira, janeiro 07, 2011
Poesia é uma tolice
Tola brasa, toda fama
É escama, é pele reptiliana,
É curta, é mínima, insignificante,
Fria, morna, aquecida, é uma clara
Idiotice.
É escama, é pele reptiliana,
É curta, é mínima, insignificante,
Fria, morna, aquecida, é uma clara
Idiotice.
Dirigir em alta velocidade
Dizem que é comum, que é como no videogame,
Que é só pressionar o pedal da direita, que é só desviar dos obstáculos,
Seguir a trilha,
Sentir a brisa
Na nuca.
Mas morro quando o ponteiro marca só 90 km/h.
Abraço a guitarra
Pensando que é a namorada,
Adormeço de braços cruzados no braço
Com as cordas rentes à pele,
E o corpo apoiado na barriga.
E sonho com tua pele aquecida.
sexta-feira, dezembro 31, 2010
Rabisco
Arte
É desastre
Entre meus garranchos menos inspirados,
Entre meus rascunhos largados,
Simples rabisco.
É desastre
Entre meus garranchos menos inspirados,
Entre meus rascunhos largados,
Simples rabisco.
Sociedade de poetas da Avenida Paulista
Se reúnem na Livraria Cultura, perto do metrô Consolação,
Entre obras novíssimas e algumas importadas,
Ou realizam encontros na Livraria Martins Fontes, na Brigadeiro,
Entre botecos de esquina e padarias,
Ou se encontram embaixo do MASP,
Dividindo espaço com mendigos e espetáculos públicos.
Entre obras novíssimas e algumas importadas,
Ou realizam encontros na Livraria Martins Fontes, na Brigadeiro,
Entre botecos de esquina e padarias,
Ou se encontram embaixo do MASP,
Dividindo espaço com mendigos e espetáculos públicos.
Poetas da atual modernidade
Escrevem versos em monitores de cristal líquido,
Colecionam alguns poucos manuscritos de papel,
Manuseiam vários livros em tablets e leitores digitais,
Convivem com o fluxo de dados, conservam ideais abstratos.
Colecionam alguns poucos manuscritos de papel,
Manuseiam vários livros em tablets e leitores digitais,
Convivem com o fluxo de dados, conservam ideais abstratos.
Para 2011
Que seja um começo de década, logo após 2010,
Que encerrou o período de Bin Ladens,
Obamas, Brasil potência, Partidos dos Trabalhadores,
E todas as tendências da primeira década do
Século XXI, época do futurismo realista,
Do iPhone na ponta dos dedos, da informação
Flutuante e em nuvem (de tags e links).
Que encerrou o período de Bin Ladens,
Obamas, Brasil potência, Partidos dos Trabalhadores,
E todas as tendências da primeira década do
Século XXI, época do futurismo realista,
Do iPhone na ponta dos dedos, da informação
Flutuante e em nuvem (de tags e links).
Trabalho na véspera de Natal
Todos querem sair,
Todos querem dormir,
Todos querem partir e não parir mais ofício
No pré-santa-claus, pré-fim-de-ciclo.
Mas sempre há um operário de vigília
Na fábrica, sempre há um naco de trabalho
No período de descanso.
Todos querem dormir,
Todos querem partir e não parir mais ofício
No pré-santa-claus, pré-fim-de-ciclo.
Mas sempre há um operário de vigília
Na fábrica, sempre há um naco de trabalho
No período de descanso.
Dedos doloridos
Das cordas de nylon, das de metal,
Do corpo sinuoso, do braço estreito,
Dos sons difusos, dos acordos confusos,
Do violão que não toco, mas que me toca,
Me preenche de leves hematomas.
Do corpo sinuoso, do braço estreito,
Dos sons difusos, dos acordos confusos,
Do violão que não toco, mas que me toca,
Me preenche de leves hematomas.
Faculdade Cásper Líbero
Número Novecentos
Da Avenida Paulista
Serpenteado por barulho,
Pessoas e ideais urbanos.
Número Novecentos
Que é o prédio da Gazeta,
Da pequena Faculdade Cásper
Que trouxe a formação de jornalismo ao Brasil.
Em um "prédio-labirinto",
Com sinal barulhento para os alunos entrarem
Nas aulas, com corredores estreitos,
Parecendo uma Hogwarts paulistana.
Da Avenida Paulista
Serpenteado por barulho,
Pessoas e ideais urbanos.
Número Novecentos
Que é o prédio da Gazeta,
Da pequena Faculdade Cásper
Que trouxe a formação de jornalismo ao Brasil.
Em um "prédio-labirinto",
Com sinal barulhento para os alunos entrarem
Nas aulas, com corredores estreitos,
Parecendo uma Hogwarts paulistana.
Universidade de São Paulo
Ando de carro, ando a 50 km/h
Na Cidade Universitária, em São Paulo,
Ao som de Ripples da banda Genesis
Às cinco horas da manhã, pouco antes do trabalho,
E observo as folhas e as folhas caídas
Diante de uma aurora rejuvenescedora.
As faculdades separadas por prédios
E unidas pela universidade de estudantes,
A diversidade de cores e histórias.
O nascer do sol que enaltece a beleza natural de uma USP
Lado a lado de uma Marginal Pinheiros poluída,
Pureza e urbanização juntas, incoerentes.
Na Cidade Universitária, em São Paulo,
Ao som de Ripples da banda Genesis
Às cinco horas da manhã, pouco antes do trabalho,
E observo as folhas e as folhas caídas
Diante de uma aurora rejuvenescedora.
As faculdades separadas por prédios
E unidas pela universidade de estudantes,
A diversidade de cores e histórias.
O nascer do sol que enaltece a beleza natural de uma USP
Lado a lado de uma Marginal Pinheiros poluída,
Pureza e urbanização juntas, incoerentes.
Bolo de rum
Vou escrever um poema
Sobre um bolo de rum
E doce de leite
E panetone
Que eu comi nas festas de final de ano,
Que era meio alcoólico, meio doce,
Uma mistura de sensações agradáveis.
Frutas secas com pão, recheio de sorvete de abacaxi,
Doce de leite lambuzado, bebida e o gosto impregnante
Na boca.
Sobre um bolo de rum
E doce de leite
E panetone
Que eu comi nas festas de final de ano,
Que era meio alcoólico, meio doce,
Uma mistura de sensações agradáveis.
Frutas secas com pão, recheio de sorvete de abacaxi,
Doce de leite lambuzado, bebida e o gosto impregnante
Na boca.
Teste do tempo
Um livro infantil desperta memórias
No vulto repleto de rugas, já o livro amarelado
Aguça o olfato da garotinha rata de biblioteca,
Diferentes memórias e o mesmo impulso,
O mesmo fluxo por conhecimento.
Materiais velhos, materiais novos
Que, poupados pelo teste do tempo,
Ou vencedores dessa disputa,
Caem no colo de diversos leitores
Unidos por uma mensagem.
No vulto repleto de rugas, já o livro amarelado
Aguça o olfato da garotinha rata de biblioteca,
Diferentes memórias e o mesmo impulso,
O mesmo fluxo por conhecimento.
Materiais velhos, materiais novos
Que, poupados pelo teste do tempo,
Ou vencedores dessa disputa,
Caem no colo de diversos leitores
Unidos por uma mensagem.
sábado, dezembro 25, 2010
Festa de Natal
Festividade religiosa
Que ganha contornos universais e ateus
Com a paz universal, o significado sobrenatural
Das mensagens essenciais ao homem.
Se resume ao velho barbudo,
Aos gordos engodos repartidos
E ao peru no forno.
Que ganha contornos universais e ateus
Com a paz universal, o significado sobrenatural
Das mensagens essenciais ao homem.
Se resume ao velho barbudo,
Aos gordos engodos repartidos
E ao peru no forno.
Tolkien escreveu poesia
Versos incompletos de uma geografia de um mundo imaginativo,
Prosas que se desenvolvem das rimas e do inglês primitivo,
Histórias do mundo antigo de Balrogs e do senhor escuro,
Dos escudos rachados dos humanos mortos e dos elfos
Mofandos nos ermos, obra de Tolkien
Reescrita pro Christopher T.
Inspirado no livro Os Filhos de Húrin.
Prosas que se desenvolvem das rimas e do inglês primitivo,
Histórias do mundo antigo de Balrogs e do senhor escuro,
Dos escudos rachados dos humanos mortos e dos elfos
Mofandos nos ermos, obra de Tolkien
Reescrita pro Christopher T.
Inspirado no livro Os Filhos de Húrin.
sexta-feira, dezembro 24, 2010
Rouca
Pelo barulho dos veículos,
Pelas conversas rotineiras,
Pelos locais-comuns, pela comunidade opressora
De costumes orinários conjunturais,
Opaca pelo bombardeio de dados e os ratos
Que parasitam seu conteúdo.
Por todos esses motivos
Morre a fala,
Force a barra,
Falo falece, morre a fala.
Pelas conversas rotineiras,
Pelos locais-comuns, pela comunidade opressora
De costumes orinários conjunturais,
Opaca pelo bombardeio de dados e os ratos
Que parasitam seu conteúdo.
Por todos esses motivos
Morre a fala,
Force a barra,
Falo falece, morre a fala.
Roça
Mais longe do computador,
Mais perto das moscas, enrosco
Nos galhos jogados no matão, me enrolo
Nas folhas dos carvalhos e embaralho
Minha vida pessoal nos raios do sol.
Mais perto das moscas, enrosco
Nos galhos jogados no matão, me enrolo
Nas folhas dos carvalhos e embaralho
Minha vida pessoal nos raios do sol.
quarta-feira, dezembro 22, 2010
Jornalismo é uma escola de texto
Você coloca a mão na massa sob pressão,
O prazo suprime a sua criatividade,
O texto legítimo é fatiado por outros,
Você cria seu frankenstein pessoal nas prosas.
Escrever para bons editores
Em dias ruins,
Escrever para maus editores
Em bons dias,
Escrever para todos
Correndo o risco de ser o único leitor.
terça-feira, dezembro 21, 2010
Chuva repentina
Devasta o dia,
Escurece o céu,
Mistura tempos,
Reúne corpos,
Purifica o lodo e é o último banho
Dos urbanos asquerosos.
Escurece o céu,
Mistura tempos,
Reúne corpos,
Purifica o lodo e é o último banho
Dos urbanos asquerosos.
sexta-feira, dezembro 17, 2010
Peça de teatro amadora
É feita por atores perto da realidade,
Ainda distantes da genuína ficção,
Do mais alto calibre de falsidade e criatividade,
É o enxerto que imita a vida
E é a solidão com público amoroso,
Composto por pai, mãe a amiguinhos.
Mas é um espetáculo glorioso
Em um recinto simples, num palco sem muita sofisticação,
Próximo da verdade das coisas.
quarta-feira, dezembro 15, 2010
WikiLeaks
Wiki - Leaks
Coletivo - Vazamento
Coletivo dos vazamentos,
Das fofocas, da comunicação
Mais básica e fundamental,
O boato e os fatos.
Julian Assange
Cabelos brancos, um site de fundo branco,
Informações confidenciais de interesse coletivo,
Global, internacional, com informações literalmente
Desconhecidas do conhecimento geral.
É um homem contra um governo,
Pequeneza contra o complexo,
Mas é também um site contra uma instituição,
Um corpo sem barreiras contra um órgão limitado.
É um terrorista, um jornalista,
Que na verdade é apenas um espião
Levando dados ocultos aos ignorantes
Da nação, de todas as nações.
terça-feira, dezembro 14, 2010
A incomparabilidade da modéstia
(Cuidado! Pode haver clichês, de acordo com os entendidos)
Posso ser chamado de louco
Mas de louco todo mundo tem um pouco
Quem se acomoda é dito fraco
E cai no buraco
Quem corre atrás prevalece
E adoece.
Quem vive de espera cedo se enterra
Ao passo que quem tudo alcança logo se cansa.
O evidente é ser modesto
a força da temperança
Posso ser chamado de louco
Mas de louco todo mundo tem um pouco
Quem se acomoda é dito fraco
E cai no buraco
Quem corre atrás prevalece
E adoece.
Quem vive de espera cedo se enterra
Ao passo que quem tudo alcança logo se cansa.
O evidente é ser modesto
a força da temperança
segunda-feira, dezembro 13, 2010
Insucesso
É um sucesso interrompido,
Um excesso suprimido,
É a realidade do aleatório
Imperceptível, parece
Rotina, não é
Puro fracasso.
sábado, dezembro 11, 2010
Dirigível de chumbo
À prova de balas,
É guiado sobre a cidade,
A metrópole das formigas,
É acertado por canhões
Nos olhares humanos,
Sobrevoa as esperanças
Com peso de toneladas,
E o andar de pluma.
É guiado sobre a cidade,
A metrópole das formigas,
É acertado por canhões
Nos olhares humanos,
Sobrevoa as esperanças
Com peso de toneladas,
E o andar de pluma.
Eu
eu
perdido e revolto
nessa imensidão de embaraços
abrindo as janelas de alegrias
..
não tenho tempo pra abraços
refugio-me nos caprichos
obedecendo a contratempos
os meus temperamentos
..
como posso ser grande
se por dentro sou pequeno
quão grande é a lucidez
por lembrar-se da pequenez
...
como posso mandar em multidões
se quem manda são os medos
a curto prazo o passo é falso
a frase é linda e o poço é fundo
...
eu, dono de mim
rei do meu ser
impávido, gentil
um ser homem de verdade.
perdido e revolto
nessa imensidão de embaraços
abrindo as janelas de alegrias
..
não tenho tempo pra abraços
refugio-me nos caprichos
obedecendo a contratempos
os meus temperamentos
..
como posso ser grande
se por dentro sou pequeno
quão grande é a lucidez
por lembrar-se da pequenez
...
como posso mandar em multidões
se quem manda são os medos
a curto prazo o passo é falso
a frase é linda e o poço é fundo
...
eu, dono de mim
rei do meu ser
impávido, gentil
um ser homem de verdade.
Você
Sim, você
Você humano, que me lê
Sinto sua falta
Mas não sinto seu amor
Você, o humano que lê
Cadê tu?
Escondido sob camadas de retalhos
Temendo ser o próximo que cai?
A gente diz que se envergonha
- não se exponha -
A gente diz que cai uma lágrima
Mas não molha uma página.
Você, ser humano
Eu quero seu amor
Você humano, que me lê
Sinto sua falta
Mas não sinto seu amor
Você, o humano que lê
Cadê tu?
Escondido sob camadas de retalhos
Temendo ser o próximo que cai?
A gente diz que se envergonha
- não se exponha -
A gente diz que cai uma lágrima
Mas não molha uma página.
Você, ser humano
Eu quero seu amor
terça-feira, dezembro 07, 2010
Replicante
Inspirado em Blade Runner
Sou chamado de artifício,
Arte ofício da mão-de-obra escrava,
Uma máquina que não se diferencia de nada,
Um desejo de ser humano,
Enquanto inteligência.
Replico o gênero civilizado,
Mas não sou mais do que fria peça
Do quebra-cabeças das invenções
Mirabolantes dessa terra negra,
Dos céus obscuros e da chuva
Abundante.
Volúvel
O texto e a poesia para qualquer tempo.
Eu vivo para dizer coisas que sei, que são aquelas que eu preciso dizer. E, para dizer sobre o que conheço, comento do que desconheço. Muitas vezes mergulho no total estranho, retirando elementos cognoscíveis. Minha realidade está no ato e nos nexos entre o que me é familiar e o que me é estranho. Eu sou uma unidade moldável, sondável. Minha essência não tem forma fixa, parecendo clara de ovo, plasma do sangue, ar da voz perdida em espaço aberto, gota de chuva e todas as partes de um todo inexato. Eu sou uma vontade de falar, um desejo íntimo, ínfimo e ilimitado de conhecer, uma substância que unifica e umidifica. Não há pedaços secos de meu ser. Estou misturado.
Sou como os nexos de uma razão cartesiana, que se explica em meditações além da física, enquanto tenho ímpetos edgarmorinianos de aliar partes totalmente desconexas de meu corpo disforme. Entendo bem e mal, justo e injusto, ético e antiético, mas brinco de misturá-los no caldo de minha própria pele. Identifico-me com atrocidades na mesma proporção que os amores mais piegas e as indiferenças mais atrozes. Não concebo nada estático, exceto elementos que me ajudem a mover mais e mais a minha sopa compartilhada com todos.
Estou molhado. Sou molhado, enrugado, úmido e não vejo separação dos outros. Os plugues eletromagnéticos preenchem minha nuca com pulsos energéticos que alimentam meus circuitos. Eu me informatizo. A minha saliva é a via mais honrosa da vida. Os meus dedos são instrumentos do ofício do registro. Eu sou máquina e animal, o todo parcial. O absurdo mágico me preenche de graça e me impulsiona a interpretar do meu jeito, sempre de olhos abertos às demais formas. Tudo a mim existe, mesmo quando a verdade é mentira.
Eu não acredito em bloqueios e os dilemas me parecem anseios. Eu durmo apalpando os seios do fluxo, abraçado na teia dos contatos. Minha substância é viscosa, mas tem cheiro e aroma aprazíveis. Meu líquido é preenchimento. O vazio me parecia algum aspecto de contentamento.
Sei que não existem paisagens simples, por mais que existam padrões humanos de representação. Por isso, sempre me enxergo como o caos das informações em caixas elétricas de comunicação, assim como me vejo nos livros velhos e filosoficamente empoeirados. Das correntes elétricas ao papiro deteriorado, eu sou o conhecimento da pele e do osso, da superfície e da ontologia. Eu sou sujeito interpretante e coisa. Eu sou a coisificação que representa, continuamente.
segunda-feira, dezembro 06, 2010
O livro que se lê no metrô
É o mesmo folhetim de rápido consumo,
Ou é uma obra de imersão, uma alienação da realidade
Dentro de uma liberdade poética,
A obra literária de metrô é aquela que não se abala
Com o ritmo das pessoas e que não sofre
Do balanço dos ônibus de São Paulo.
Uma obra de metrô é uma obra de trem,
Uma obra de viagem passiva e de paisagens
Sem nenhum detalhamento, do isolamento
Em uma caixa de ferros e rodas, prisão
Flutuante.
domingo, dezembro 05, 2010
Transcrever
... é transpor o que deve ser escrito e
Extirpar o que resta do meu ente,
Dando vida ao que não respira,
A única mágica possível.
Mas escrever, transcrever, transpirar é correr o risco de cair nos deslizes pessoais e alheios,
É perder-se em todo e qualquer referencial,
É cair num código alfabético, tentando traduzir o que não se explica pelos códigos da matemática.
Busca da aritmética do espírito,
Da geometria dos desejos,
Extrapola os limites do meu corpo,
Gera feridas na minha mentalidade
E metamorfoseia minhas conclusões.
"escrever dói"
Segundo Fábio Fernandes
Extirpar o que resta do meu ente,
Dando vida ao que não respira,
A única mágica possível.
Mas escrever, transcrever, transpirar é correr o risco de cair nos deslizes pessoais e alheios,
É perder-se em todo e qualquer referencial,
É cair num código alfabético, tentando traduzir o que não se explica pelos códigos da matemática.
Busca da aritmética do espírito,
Da geometria dos desejos,
Extrapola os limites do meu corpo,
Gera feridas na minha mentalidade
E metamorfoseia minhas conclusões.
"escrever dói"
Segundo Fábio Fernandes
Força transpondo
Obscurece meu entorno, esgota minha energia,
Me faz machucar quem amo, exterminar quem sou,
Avacalhar minhas razões, não canalizar meus medos.
Direciono as forças, não deixo-as transpor,
Não ergo a mão para ferir quem me afaga,
Mas tiro a adaga que me corta, que me rasga.
sexta-feira, dezembro 03, 2010
Meta: duas linhas
Duas linhas, duas palavras,
Duas migalhas de pão aos pombos,
Dois textos na redação ao seu editor,
Dois beijos na testa da mãe,
Dois beijos na boca carnuda da namorada,
Dois terços de um quarto da minha essência
Que vive nessas linhas sem sentido,
Duas linhas, duas palavras, cotidiano.
A tal literatura
Diz-se significativa, diz-se essencial,
Diz-se estrutura fundamental,
Entrelaça nas relações humanas essenciais,
Vive naquela besteira chamada poesia,
Vive na boca dos tolos alegres.
Mas nasce na água corrente,
No lodo urbano,
Nos sentimentos insanos.
Chuva de verão
Alívio, refresco barato,
Água de metrópole chuva, água trovoada do campo,
Úmido, me aborreço.
Vem e vai. Suja e muda
As circunstância, deixa interminado
O acontecimento.
quinta-feira, dezembro 02, 2010
Ontoverbologia
O ser precede o verbo,
O verbo anuncia o ser,
A ontologia se confunde com o ato,
A substância se confunde com o formato.
A tola filosofia forma os tempos verbais simétricos e
Os verbos dispensáveis criam o mais profundo pensamento.
Fim de década
Começou em 2001, acabou em 2010,
Começou binária + 2, terminou do mesmo jeito,
Teve bandas de rock insossas, teve blogs abundantes,
Teve muita rede, teve muita solidão,
Teve pouca política,
Teve muito alarde,
Teve planeta morrendo,
Teve palavras escorrendo,
Tempestade muda em dez anos, binária, ordinária.
Anarquia consentida
"Ninguém te representa" vi pichado na rua hoje, em São Paulo, representa um sistema
Falho, um presidente marionete, um deputado que rouba, um ceticismo que arromba,
Ninguém nos representa, ninguém me representa, ninguém representa ninguém,
Vi pixado nos muros paulistanos, vi estampado nos corações marginais,
Vi paralelo ao núcleo que nunca sabemos, acreditamos no capitalismo,
Sonhamos com o socialismo, vivemos na anarquia consentida.
Redação de jornalismo
Todos são céulas, em suas mesas, em suas divisões, em sua linha de produção,
Computadores abertos, mentes escancaradas na imaginação, ceifadas na edição,
Sistemas de pessoas, pessoas mecanizadas, textos terceirizados de agências de notícias,
Um pouco de criatividade, um balde de café, salas envidraçadas
Para revelar o calabouço do escritor.
A essência do futurismo e dos deslocamentos de tempo
É falar sobre o presente, em tom retrô, em tom posterior, em transição, sem ponto fixo,
Como desenho disforme, homens distorcem, enredos contorcem,
Robôs caminham, cavaleiros derrubam dragões,
E eu viajo em um punhado de papéis,
Dentro do metrô.
Rimas estúpidas
Quero expurgá-las, matar todo o lirismo, criar um cinismo quanto às formas, deturpar
Toda hora meu senso comum, estuprar meu estilo, devorar meu intento contente,
Criar formas assimétricas, métrica da dieta, suco de soja.
Poesia de todo dia
Começa com um verso, um pedaço de migalha, um nada do nada, que nada por oceanos cotidianos,
Que navega na minha cabeça em fragmentos, que começa com a tinta no papel, no barulho
Das teclas incessantes, da minha sóbra loucura intinerante,
Encosto a pena, o dedo, o pensamento, o verbo, o sujeito e o predicado,
E começo a escre...
Androginia de David Bowie
Não é apenas fantasia, purpurina, lantejoulas, visual, design, maquiagem, lápis de olho, futilidade,
Utilidade, masturbação, mas é uma dubilidade vocal, são palavras paradoxais, voz de veludo,
Texto peludo, cheio de roquenrou e complexidade.
quarta-feira, dezembro 01, 2010
O labirinto de Cortázar
Me prendo nas paredes, nos contornos
De uma mulher nua, de uma palavra dura,
Encrostada numa realidade crua, de entornos
Com estorvos, livro dobrado, gasto, rasgado,
Personagens ralos, última palavra regada
Ao jazz do nonsense.
Escritor argentino descortês.
segunda-feira, novembro 29, 2010
Augusto de Campos e a poesia concreta

Matéria original do Bola da Foca
"Hoje, escrevo três poesias por ano" afirmou, humildemente, o histórico poeta Augusto de Campos. No último dia 20 de novembro, Campos esteve na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, na Rua Henrique Schaumann, perto da Avenida Brasil, em São Paulo.
"Hoje, escrevo três poesias por ano" afirmou, humildemente, o histórico poeta Augusto de Campos. No último dia 20 de novembro, Campos esteve na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, na Rua Henrique Schaumann, perto da Avenida Brasil, em São Paulo.
Explicando sobre os movimentos paulistas de arte contemporânea nos últimos 60 anos, Augusto de Campos falou do relacionamento dos jovens paulistas de 1945 com as artes plásticas e como eles empregaram isso na práxis poética, criando o movimento concretista na poesia brasileira. "Fizemos muitos trabalhos visuais".
Poesias como "Luxo Lixo" e vários trabalhos gráficos de Campos foram lembrados. "Havia também o Décio Pignatari, que era ligado com a publicidade. Foi o nosso marco na história".
Atualmente, Augusto escreve na internet e confessa que gosta de computadores desde quando teve seu primeiro Mac, na década de 90. Sobre assuntos delicados, como a briga com o poeta Ferreira Gullar, ele foi sucinto e disse que os desentendimentos foram pessoais. Disse que Gullar roubou as atenções das primeiras exposições de arte concreta com a poesia "O Formigueiro", que ocupou uma sala inteira, mais do que os demais artistas.
Confessou que ele já não não faz poesia concreta, com apelo gráfico. Citando um exemplo do irmão, o já falecido Haroldo de Campos, Augusto comentou sobre a frustração de ser sempre citado como um "poeta concretista". Ele acredita que será sempre lembrado por isso, mas que hoje já faz um estilo diferente de arte, sem rótulo.
Confessou que ele já não não faz poesia concreta, com apelo gráfico. Citando um exemplo do irmão, o já falecido Haroldo de Campos, Augusto comentou sobre a frustração de ser sempre citado como um "poeta concretista". Ele acredita que será sempre lembrado por isso, mas que hoje já faz um estilo diferente de arte, sem rótulo.
sábado, novembro 06, 2010
Olhos dormentes
De pé, com sono,
Eletrizados, insones,
Vidrado no monitor
E desmaiado no interior.
Olhos sem cama, olhos dormentes,
Olhos carentes, olhos ciganos,
Perco todos os encantos
De pé, com sono.
Assinar:
Postagens (Atom)